Impressão 3D ajuda tartaruga que corria risco de morte; entenda

Que a tecnologia 3D pode ser surpreendente todo mundo já sabe, mas ela poder ajudar animais é uma novidade. Esse foi o caso de Cleópatra, uma tartaruga que ganhou uma prótese de casco feita por uma impressora 3D. A ideia veio de Roger Henry, um estudante da Universidade Técnica do Colorado que, ao ver o animal doente, decidiu produzir o casco substituto.

foto4
Casco sintético vai garantir que Cleópatra recupere a saúde (Foto: Reprodução/YouTube)

Em virtude de má alimentação, a tartaruga estava com sua proteção natural comprometida com rachaduras, buracos e formações pontiagudas, que poderiam causar infecções graves, além de outras complicações. Para proteger o bicho enquanto o casco se recupera naturalmente, Roger projetou uma prótese de encaixe perfeito, graças a escaneamentos tridimensionais precisos da tartaruga.

foto2_copy
Com o tempo, casco original de Cleópatra vai se recuperar e a prótese não será mais necessária 

O estudante que decidiu garantir qualidade de vida à tartaruga gastou mais de 600 horas desenvolvendo o projeto para impressão. A proteção impressa foi confeccionada a partir de um plástico biodegradável, feito de um composto criado com milho.

Impressão 3D pode melhorar qualidade de vida

Não é só entre os animais que técnicas cada vez mais avançadas de impressão tridimensional promovem mais saúde e qualidade de vida. O número de Próteses desenvolvidas com impressoras 3D já estão sendo usadas em pacientes humanos.

Um dos casos mais famosos é o de um fazendeiro chinês que, ao cair de um prédio de três andares, sofreu uma lesão séria no crânio. Com a cabeça deformada em virtude do acidente, uma prótese de titânio foi impressa para ocupar a parte lesionada.

Em laboratório, cientistas já conseguiram realizar processos de bioimpressão, em que as impressoras 3D utilizam materiais orgânicos para imprimir formas e tecidos que poderiam ser aceitos pelo nosso organismo. No futuro, espera-se que a bioimpressão seja capaz de gerar órgãos completos para transplantes.

Leave a reply